top of page
Buscar

Doenças Bacterianas

  • Foto do escritor: Administradores
    Administradores
  • 11 de abr. de 2018
  • 5 min de leitura

De fato existem muitas doenças causadas por bactérias, contudo neste tópico será falado das mais conhecidas e importantes doenças: Tuberculose, Sífilis, Tétano e Pneumonia. E dessa forma será abordado sobre a maneira de transmissão, os sintomas, forma de prevenção e a descoberta da doença.


Tuberculose


A Tuberculose é uma doença contagiosa, causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, todavia também pode ocorrer em outros órgãos do corpo. A tuberculose no geral é causada por uma infecção por Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch. Outras espécies de micobactérias também podem causar a tuberculose. São elas: Mycobacterium bovis, africanum e microti.


Descoberta: Os bacilos de tubérculo ou o organismo causal da tuberculose foram demonstrados por Robert Koch em 1882. Mostrou que o revestimento original da proteína do organismo foi difícil visualizar mais cedo até que uma mancha específica chamada a mancha de Zeihl Neelson estêve descoberta. As bactérias foram chamadas o bacilo de Koch e desde que pegou a tintura ácida vermelha, foi chamado AFB ou bacilos rápidos ácidos. Koch foi concedido o Prémio Nobel em 1905.


Transmissão: A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa, portanto, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão. A pessoa com tuberculose expele : ao falar, espirrar ou tossir, partes da saliva que podem conter o agente infeccioso podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o. Má alimentação, falta de higiene, alcoolismo, e outros fatores que gerem baixa resistência orgânica, também favorecem o estabelecimento da tuberculose.





Sintomas:

- Tosse seca com secreção por quatro semanas e em um estágio mais avançados tosses com pus e sangue

- Cansaço excessivo

- Febre baixa geralmente a tarde

- Sudorese noturna

- Falta de apetite

- Palidez

- Emagrecimento acentuado

- Rouquidão

- Fraqueza

- Prostração

Em casos mais graves:

- Dificuldade de respirar

- Eliminação de grande quantidade de sangue


Formas de prevenção: Para prevenir a tuberculose é necessário imunizar as crianças com a vacina BCG. Crianças soropositivas ou recém-nascidas que apresentam sinais de aids não podem tomar a vacina. A prevenção da tuberculose inclui evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados e não utilizar objetos de pessoas contaminadas.

Sífilis


Sífilis é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela bactéria Treponema pallidum. Normalmente ela apresenta fases distintas com sintomas específicos (sífilis primária, secundária e terciária) que é intercalada por períodos latentes. Por isso, ela é conhecida por ser um mal silencioso e requer cuidados.



· Descoberta: A sífilis é considerada uma doença antiga, com relatos mostrando sua existência há mais de 500 anos. A presença da doença na Europa, logo após o descobrimento da américa, mistura-se com relatos da ocorrência da doença no velho continente anteriormente ás viagens de cristovão colombo ao novo mundo. Dizem que a introdução da sífilis na Europa ocorreu através de colombo e seus marinheiros.


· Transmissão: Como Sífilis é uma DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) como já diz o nome ela é transmita no ato do sexo, a bactéria entra no corpo através de cortes ou por membranas mucosas. Ou também pode ser transmitido da mãe para o feto.


· Sintomas: A sífilis tem três estágios : primário, secundário e terciário. Sendo assim existem sintomas para cada um desses estágios.

Sífilis primária: O principal sintoma desta fase é a formação de feridas indolores (cancros) no local da infecção. Nem sempre é possível observar as feridas ou qualquer sintoma, principalmente se as feridas estiverem situadas no reto ou no colo do útero.

Sífilis secundária: Os principais sintomas são:

Vermelhidão da pele (exantema), que pode se estender até para as mãos, aparecimento de gânglios inchados nas axilas e pescoço, dores musculares, febre, dor de garganta, dificuldade para engolir, aumento do fígado e baço, meningite, AVC, sintomas de demência, perda de coordenação, formigamento, cegueira ou problemas de visão e problemas cardiovasculares.

Sífilis terciária: Esse estágio da sífilis aparece quando a doença não foi tratada antes e ataca outras regiões do corpo como grandes vasos (como a aorta), cérebro, olhos, coração, juntas e até mesmo dentro do sistema nervoso.


· Formas de prevenção: Usar preservativos durante o ato sexual é a única forma de prevenção.



Tétano

Tétano é uma doença grave causada pela infecção da bactéria Clostridium tetani, que entra no corpo através de feridas e produz uma toxina que age no sistema nervoso central, provocando fortes contrações musculares que podem matar.


· Descoberta: Em 1884, foi feita a descoberta do Tétano por Carlle e Rattone, foram os primeiros a induzir a doença do tétano em animais. Em 1889, Shibasaburo Kitasato procedeu ao primeiro isolamento do microrganismo causador da doença a partir do soro de um doente e provou que a toxina poderia ser neutralizada por anticorpos específicos. Este foi, sem dúvida, um momento importante na história do tétano, pois começavam a surgir as primeiras informações sobre o seu controlo e tratamento.


Transmissão: Acidentes como: cortes, arranhões e perfurações em contato ou com objetos contaminados são os jeitos mais comuns da transmissão da bactéria Clostridium tetani. A utilização de matérias perfurantes contaminados, como agulhas de tatuagem ou seringas, algo perfurante enferrujado, também transmite a doença, além de picada de insetos infectados.



Sintomas:

- Trismo (dificuldade de abrir a boca)

- Rigidez muscular

- Riso sardônico (músculos do rosto de contraem fazendo um riso forçado)

- Contração de braços e pernas

- Opistótono (cabeça, pescoço e coluna vertebral fica em forma de arco côncavo para trás)

- Insuficiência respiratória- Trismo (dificuldade de abrir a boca)

- Rigidez muscular

- Riso sardônico (músculos do rosto de contraem fazendo um riso forçado)

- Contração de braços e pernas

- Opistótono (cabeça, pescoço e coluna vertebral fica em forma de arco côncavo para trás)

- Insuficiência respiratória


Formas de prevenção: Se vacinar é o jeito mais fácil e certeiro da prevenção ao tétano. Ela está inclusa na vacina tetravalente, e claro que tem que ser renovado a cada 10 anos já a taxa de anticorpos no corpo caem com o tempo. Limpar bem as feridas com álcool, sabão e água oxigenada logo que elas acontecem assim evita que a bactéria entre no corpo.


Pneumonia

A pneumonia pode ser causada facilmente pela contaminação por bactérias, vírus ou fungos. Mas, é comum que a infecção aconteça quando um indivíduo com o sistema imunológico enfraquecido entra em contato com bactérias como a Streptococcus pneumoniae e Haemophilus influenzae.



Descoberta: O Estreptococo pneumonia das bactérias é uma das causas as mais comuns da pneumonia no mundo inteiro. A Descoberta das bactérias ocorreu em 1881 quando o microbiologista Francês, Louis Pasteur, e o microbiologista Americano, George Sternberg, cada um identificaram independente as bactérias lanceoladas na saliva. Cada pesquisador injetou a saliva em coelhos e pôde mais tarde isolar as bactérias alongadas dos diplococci, isto é, bactérias oval-dadas forma que ocorrem em pares. Uns estudos Mais Atrasados determinaram o potencial patogénico das bactérias, identificando a como o agente causal na infecção da pneumonia nos seres humanos.


Transmissão: A pneumonia bacteriana é a mais comum, adquirida na comunidade, pela população geral. Algumas bactérias estão presentes em nosso nariz, boca, garganta, pele e sistema digestivo, podendo causar a pneumonia quando nossa imunidade cai.

O corpo geralmente evita que os germes que respiramos do ar infectem seus pulmões, porém às vezes esses germes podem dominar seu sistema imunológico, mesmo que sua saúde seja geralmente boa. A pneumonia bacteriana pode ocorrer por conta própria ou depois de ter um resfriado ou gripe. Pode afetar uma parte do pulmão, sendo assim é chamada de pneumonia lobar.


Sintomas: Febre alta (Acima de 37,5° C), tosse seca ou com catarro de cor amarelada ou esverdeada, falta de ar e dificuldade de respirar, dor no peito ou tórax, mal-estar generalizado, prostração (fraqueza), suores intensos, principalmente a noite e náuseas e vômito.


Forma de prevenção: Lavar as mãos com frequência, não fumar ( o fumo afeta a capacidade do pulmão de evitar infecções), não beber muita bebida alcoólica ( interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório) e quando tiver um resfriado se cuide muito bem, caso contrário a falta de cuidado pode resultar em uma pneumonia


Escrito por Coimbra


Fontes

Livro de biologia : Biologia Unidade e Diversidade, de José Arnaldo Favaretto

 
 
 

Comments


Faça parte da nossa lista de emails

© 2018 por BioMentes da Biologia. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+
bottom of page