top of page
Buscar

Moluscos

  • Foto do escritor: Administradores
    Administradores
  • 18 de jul. de 2018
  • 4 min de leitura

Quem são?


Os Moluscos (filo Mollusca) são animais de pele fina que tem o corpo mole e geralmente apresentam carapaças (chamadas conchas) como proteção contra predadores, danos mecânicos e desidratação. Nesse grupo encontramos os polvos, lulas, ostras, lesmas, caracóis. Esses animais são encontrados em diversos habitats desde o fundo do mar até no alto de montanhas, todavia, são dependentes de ambientes úmidos. Algumas especies de moluscos como a ostra, o polvo a lula e alguns caracóis são usados como alimento pelos humanos, outros são pragas (caracóis herbívoros), alguns transmitem doenças (Bionphalaria sp) e alguns são usados para a produção de joias como a pérola e botões (ostras).


Estrutura


O corpo dos moluscos pode ser divido em três partes: Cabeça, Pés e Massa visceral. A cabeça abriga os órgãos sensoriais, o pé, grande e muscular sustentam o corpo ventralmente, ou no caso do polvo Cabeça e Tentáculos. Abaixo da pele os moluscos têm uma camada chamada de manto que é um epitélio especial que secreta a concha e também é responsável pelas trocas gasosas nos moluscos terrestres. 


São seres triblásticos, portadores de celoma (apomorfia dos moluscos, anelídeos e artrópodes), simetria bilateral, protostômico.


. Cabeça: Na cabeça estão localizados os órgãos sensoriais, como os olhos, e considerável concentração de gânglios cerebrais, além de tentáculos sensoriais.


. Pés: O pé é uma estrutura musculosa possuindo funções variadas de acordo com o grupo de animais, empregado no rastejamento, natação e captura de presas quando modificados em tentáculos;


. Rádula: A rádula é uma estrutura que se situa na base da boca dos moluscos (exceto no caso dos bivalves) com a qual estes raspam o seu alimento. É constituída por filas de pequenos dentes curvos.


. Massa visceral: A massa visceral aloja os principais órgãos, sendo revestida por uma dobra da epiderme denominada de manto ou pálio (região que produz a concha), contendo a abertura do sistema digestivo e excretor, e as brânquias (nas espécies marinhas) ou os pulmões (nas espécies terrestres).


. Manto: Esse manto se estende por todo o corpo e tem duas funções. A parte externa do manto secreta a concha e a parte posterior do corpo, entre a massa visceral e o próprio manto, forma-se uma cavidade que protege os órgãos respiratórios, reprodutores e excretores.


. Concha: A concha é um exoesqueleto calcário que protege contra desidratação e agressões. A concha produzida tem três camadas: periostracum (parte orgânica externa formada pela conchiolina), camada prismática (formada por cristais de carbonato de cálcio) e a camada nacreous (camada mais interna que é constantemente produzida pelo manto, ou seja, vai ficando cada vez mais grossa ao longo da vida do animal).


Características da anatomia e fisiologia


Sistema Digestivo


Os moluscos apresentam aparelho digestivo completo (boca, estomago, intestino e ânus). A digestão é predominantemente extracelular, embora também ocorra a intracelular. Na boca, com exceção dos bivalves, os moluscos têm uma estrutura chamada rádula, que já foi citado anteriormente.



Sistema Circulatório


A maioria dos moluscos apresentam um sistema circulatório aberto ou lacunar no qual o sangue é bombeado por um coração, passando por algums vasos. Já os cefalópodes apresentam um sistema circulatório fechado no qual o sangue não sai das veias e artérias.


Sistema Respiratório


O sistema respiratório varia dentro do filo dos moluscos. Nas especies aquáticas ocorre a presença de branquias (ctenidios = branquias em forma de pente), já os moluscos terrestres respiram por pulmões e através da epiderme (pele): respiração cutânea. Esse sistema está acoplado ao circulatório, pois os gases são transportados pelo líquido sanguíneo.


Sistema excretor


Pares de metanefrídeos fazem a filtração dos líquidos corporais dos moluscos. Eles se abrem no celoma através dos nefrostomas e liberam lá os excretas.



Sistema Nervoso


O sistema nervoso é composto por um gânglio nervoso dorsal e dois pares de cordão nervoso dorsal que conectam todos os gânglios dispersos pelo corpo. Há também diversas células sensoriais pelo corpo desses animais.


Reprodução

A reprodução dos moluscos é exclusivamente sexuada. Existem algumas espécies hermafroditas, no entanto, a maioria é dióica (sexos separados). Geralmente a fecundação é interna, mas pode também ser externa. Um exemplo é o caramujo-de-jardim, que é monóico. Na cópula, dois indivíduos de sexos distintos se aproximam e encostam seus poros genitais, fecundando-se reciprocamente.


O desenvolvimento pode ser direto ou indireto, sendo a última a mais comum; os estágios larvais mais conhecidos são a trocófora, semelhante a dos anelídeos marinhos, e a véliger.



Classificação


Bivalves: Os bivalves são moluscos de ambiente marinho, formados por duas conchas articuladas e unidas por um ligamento. São exemplos de bivalves os mariscos, ostras e vieiras. Entre as duas conchas fica o corpo do animal, constituído pelo pé e pela massa visceral. O pé é pequeno ou ausente.


Cefalópodes: Os cefalópodes não apresentam concha ou esta é interna. São exemplos de cefalópodes o polvo, lula e náutilos.

São os moluscos mais complexos, dotados de sistema nervoso bastante desenvolvido e de olhos semelhantes aos dos vertebrados.

Da cabeça partem tentáculos, em número de oito nos polvos e de dez nas lulas. Os tentáculos têm ventosas que podem servir para capturar uma presa ou prender o animal a um substrato, como uma rocha.

O polvo possui, ligada ao intestino, a glândula de tinta. Quando o animal é atacado, a glândula expele tinta confundindo o predador e facilitando a fuga do polvo.



Gastrópodes: Os gastrópodes são os moluscos que possuem concha em espiral constituída por uma única peça. São exemplos de gastrópodes os caracóis, caramujos e lesmas. Eles representam o maior grupo dos moluscos.

A sua massa visceral fica no interior da concha, constituindo uma única peça. Usam os pés para a locomoção.


Feito por Vitória Magalhães


Venha se divertir com o assunto:


Fontes:

https://www.infoescola.com/biologia/moluscos-mollusca/

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/filo-mollusca.htm

http://segundocientista.blogspot.com/2017/06/

https://www.todamateria.com.br/moluscos/

https://www.infoescola.com/animais/sistema-reprodutor-dos-moluscos/

 
 
 

Comments


Faça parte da nossa lista de emails

© 2018 por BioMentes da Biologia. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+
bottom of page