Protoctistas: Protozoários
- Administradores
- 22 de abr. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de jun. de 2018
Os protozoários constituem um grupo de eucariontes com 20 mil espécies. Sendo em grande maioria aquáticos, vivem em mares, rios, tanques, aquários, poças, terra úmida e lodo. São microscópicos, porém algumas espécies podem ser vistas a olho nu.
Uma característica típica de suas células é a presença de vacúolos contráteis ou pulsáteis, com função de realizar regulação osmótica.
Devido à diferença de concentração entre o citoplasma e o ambiente externo, há entrada constante de água por osmose. Assim, o vacúolo controla a quantidade de água, recolhendo e eliminando o excesso.
Classificação
As suas classificações são de acordo com o seu meio de locomoção. Podendo ela ser por meio de flagelos, cílios e ainda existem aqueles que possuem extensões fluidas do próprio corpo. Classificando-os assim:
Filo Sarcodina: Possui uma locomoção caracterizada pela emissão de pseudópodes (Entamoeba histolítica);
Filo Mastigophora: Possui o deslocamento por propulsão flagelar (Trypanosoma cruzi e Trichonympha);
Filo Ciliophora: Sua movimentação é mantida por curtas e numerosas estruturas ciliares (Paramécium);
Filo Sporozoa: não possui apêndices locomotores, sua dispersão é realizada através de esporos (Plasmodium vivax, causador da malária)

Filo Sarcodina
Denomina-se pseudópodes, os rizópodes ou sarconídeos, protozoários que se locomovem por expansões do citoplasma. Auxiliam tanto a locomoção como a nutrição.
O citoplasma é formado por material gelatinoso. Está diferenciado em duas zonas, uma externa, o ectoplasma, e outra interna, o endoplasma. As organelas e granulações responsáveis pelas atividades vitais dos protozoários são encontradas no endoplasma. Esses protozoários reproduzem-se assexuadamente, por divisão binária.
O citoplasma é formado por material gelatinoso. Está diferenciado em duas zonas, uma externa, o ectoplasma, e outra interna, o endoplasma. As organelas e granulações responsáveis pelas atividades vitais dos protozoários são encontradas no endoplasma. Esses protozoários reproduzem-se assexuadamente, por divisão binária.

Filo Mastigophora
Os flagelados são protozoários que podem ter vida livre, ser parasitas e mutualísticos.

Protozoário do gênero Leishmania
Reproduzem-se assexuadamente por bipartição longitudinal.

Filo Ciliophora
Os protozoários ciliados são os que se locomovem por meio de cílios. Possuem dois núcleos: macronúcleo (funções vegetativas) e micronúcelo (funções genéticas: hereditariedade e reprodução).

Reproduzem-se assexuada e sexuadamente.
A reprodução sexuada ocorre por conjugação, que consiste no pareamento de dois paramécios, com fusão das membranas e troca de material genético dos micronúcleos.

A digestão desses seres é intracelular, chamado de fagocitose. Eles lançam pseudópodes (projeção da membrana celular) para englobar o alimento. Dentro dessa bolsa, fagossomo, onde fica o alimento são lançadas enzimas para digestão. Quando o fagossomo está com enzimas passa a ser chamado de fagolisossomo, o vacúolo digestivo, lançando o que não foi digerido para fora da célula, processo chamado de clasmocitose.

Feito por Coimbra, aprimorado por Vitória Magalhães
Jogos para aprender se divertindo:
Fontes:
https://www.estudopratico.com.br/protozoarios-reproducao-doencas-e-caracteristicas/
https://www.todamateria.com.br/protozoarios/
http://cienciasbiologicas119.blogspot.com.br/2014/11/protozoarios.html
https://corujabiologa.wordpress.com/2017/08/15/vamos-cultivar-protozoarios-de-uma-poca-de-agua/
Comentários