top of page
Buscar

Reino Fungi

  • Foto do escritor: Administradores
    Administradores
  • 17 de abr. de 2018
  • 3 min de leitura

O Reino Fungi é uma divisão taxonômica que abrange todos os fungos. Por exemplo, os cogumelos, as orelhas-de-pau, os bolores, as leveduras entre outros.
























Características Gerais

  • Eucariontes

  • Heterotróficos (não possuem clorofila, portanto não fazem fotossíntese)

  • A maioria dos fungos são pluricelulares, porém existem fungos unicelulares (leveduras, por exemplo)

  • As células de fungos são caracterizadas por possuírem quitina na parede celular e por armazenarem carboidratos na forma de glicogênio

  • Os fungos pluricelulares são constituídos por hifas, ou pequenos filamentos

  • O conjunto dessas hifas forma um emaranhado, o micélio

Estrutura do fungo pluricelular






























Classificação

Os fungos são divididos, atualmente, em quatro grupos:


I.Ascomicetos

Formam sacos que posteriormente formaram esporos durante seu processo reprodutivo


II.Basidiomicetos

Formam basídios, estrutura na qual alojam-se os esporos durante o processo reprodutivo


III.Zigomicetos

Possuem um processo reprodutivo que apresenta uma fase sexuada e outra assexuada


IV.Quitridiomicetos

Apresentam esporos monoflagelados durante uma parte da vida.


Zigomicetos

Quitridiomicetos
Basidiomicetos
































Reprodução

O reino Fungi, pode se reproduzir do modo assexuado e do modo sexuado.


I. Assexuado - Sendo por fragmentação, brotamento ou esporulação.

Fragmentação

Esporulação
























II. Sexuada - Envolve as hifas de micélios sexualmente compatíveis

(+ e -), se unindo por plasmogamia (fusão dos citoplasmas).

Tais hifas exibem dois núcleos haploides (n) que se fundem em um único núcleo diploide (2n), um tipo especial de zigoto, processo denominado cariogamia (fusão dos núcleos). A meiose (R!) do núcleo diploide origina quatro esporos haploides.

Obs. Nos fungos que se reproduzem sexualmente, encontra-se ascos e basídios.


. Nos ascos, a união de hifas de micélios sexualmente compatíveis produzem hifas com células dicarióticas (dois núcleos). O núcleos haploides fundem-se formando zigotos diploides. Cada zigoto se divide por meiose, gerando assim quatro células haploides que, logo em seguida, se dividem novamente por mitose formando oito esporos haploides. Esses oito esporos são denominados de ascósporos.


Asco


























. Nos basídios o processo é semelhante e ocorre no interior do "chapéu" de um cogumelo, mas com uma diferença: as quatro células formadas na meiose do zigoto, não sofrem mitose e já são esporos, exteriorizando-se na extremidade de hifas denominadas basídios, que têm o formato de clava. Esses quatro esporos produzidos são denominados de basidiósporos.


Basídios















Importância Biológica

Os grupos de fungo: saprófagos (obtêm alimento decompondo organismo mortos), parasitas (alimentam-se de substâncias que retiram do organismo vivo em que está instalado) e os predadores (capturam pequenos animais e deles se alimentam) todos os grupos mencionados, os fungos liberam enzimas digestivas para fora de seus corpos, essas enzimas poderão atuar no meio orgânico.

I. Saprófagos: são os responsáveis por grande parte da degradação da matéria orgânica, gerando a reciclagem de nutrientes. No processo de decomposição, a matéria contida em organismos mortos é devolvida ao ambiente, dessa forma sendo utilizado por outros organismos. Então eles colaboram na renovação e reciclagem de materiais no solo e na água.


II. Parasitas: muitos desses fungos são responsáveis pelo apodrecimento de alimentos, assim provocando sérios prejuízos econômicos. Fungos parasitas provocam doenças em: plantas, animais e inclusive em humanos. Essas manchas negras na folha, por exemplo, são causadas por fungos.







































Em muitos casos os fungos parasitas das plantas possuem hifas especializadas que penetram nas células do hospedeiro usando os estomas como porta de entrada para a estrutura vegetal. Das células da planta retiram açúcares para a sua alimentação.



Curiosidade

. A primeira e a mais famosa de todas as substâncias medicamentosas extraída dos fungos foi a penicilina, antibiótico natural derivado de um fungo, o bolor do pão Penicillium notatum, descoberta em 1929 por Alexander Fleming, e está disponível como fármaco desde 1941, sendo o primeiro antibiótico a ser utilizado com sucesso e o primeiro antibiótico a ser produzido industrialmente.


. Na fabricação do pão são utilizadas as leveduras (Saccharomyces cerevisiae), também chamadas de fermento. Estes fungos realizam um processo chamado fermentação, através do qual produzem gás carbônico a partir do açúcar. O gás carbônico, liberado neste processo, cria pequenas bolhas de gás no interior da massa, fazendo com que o pão cresça e fique fofinho.


Feito por Vitória Magalhães, Do Amaral, Coimbra e Mendonça.


Joguinho para aumentar nosso conhecimento sobre o Reino Fungi.


Fontes que enriqueceram nosso trabalho:




 
 
 

Comments


Faça parte da nossa lista de emails

© 2018 por BioMentes da Biologia. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+
bottom of page